Insustentável e legitimo
O pedido por parte da população assim como já por parte das instituições politicas em afastarem o prefeito Joares Ponticelli e o vice Caio Tokasrki é uma das grandes mobilizações existente nas redes sociais. A vergonha de ter um prefeito e vice denunciados assim como os poupudos salários dos mesmos sendo depositados em suas respectivas contas dão o arranque a uma solução a situação. Cabe a câmara de vereadores dar inicio ao afastamento oficial aos até então mandatários executivos do município. A inercia ou omissão arrasta o Legislativo municipal a intercorrer em erro ou ainda contra as conformidades normativas.
As visitas no presidio a Ponticelli
A desembargadora relatora da operação Mensageiro tem sido implacável em suas decisões. Até mesmo o controle de visitas ao detendo prefeito Joares Ponticelli tem sido acompanhado de perto. Segundo a desembargadora o controle por parte do sistema prisional não ter feito um relatório ou ainda informado aos órgãos competentes o que e como ocorre essas visitas. Não tem vida mole para esses que estão cumprindo as medidas da operação Mensageiro.
Aos partidos
Já aos partidos dos acusados (Progressistas e União Brasil) cabe uma decisão de expulsá-los ou algo parecido (se é que existe). Não se trata de um pré julgamento, mas sim de uma ação ou atitude que não possa contaminar o próximo pleito eleitoral. Em 2024 teremos eleições nos municípios catarinenses e por consequência perder tempo em tentar justificar a conduta dos denunciados é sem duvidas uma perca de tempo que ocasionará em desvirtuar o foco de campanha.
Caio jogou a toalha
A defesa do vice prefeito Caio Tocasrki através do advogado Roberto Podval deixou claro que a prisão preventiva de seu cliente poderia ser substituída por medida alternativa citando tornozeleira eletrônica, prisão domiciliar e até mesmo o afastamento das funções públicas de vice prefeito.
O PT de Tubarão já se pronunciou
O Partido dos Trabalhadores de Tubarão já se manifestou pelo afastamento do prefeito e vice de Tubarão. Através de seu presidente Matheus Madeira o partido lançou nota pedindo por parte do Legislativo tubaronense o afastamento de Ponticelli e Caio de suas respectivas funções. Com a palavra os vereadores da cidade azul.
Algo tem que ser feito
O prefeito em exercício Gelson Bento tem desempenhado um trabalho bonito e eficiente. Mas não é desta forma que iremos exercer a legitimidade de um governo, precisamos mais do que nunca ter um mandatário com todas as prerrogativas que o ordenamento jurídico preconiza. Gelson Bento goza de confiança de grande parte da população e tem dado toda a demonstração que o trabalho tem que continuar. Gelson tem demonstrado o quão é amigo e principalmente leal as questões partidárias, mas seu semblante demonstra cansaço e principalmente angustia em esperar um desfecho onde o cidadão tubaronense seja menos prejudicado ou ainda atingido.
Direito eleitoral
Corre nos bastidores e ainda nas rodas de conversa uma denuncia de que no município de Capivari de Baixo nas últimas eleições municipais tivemos o aporte de eleitores acima do esperado e ou ainda para favorecer uma candidatura. Seria uma migração de títulos eleitorais do município de Gravatal e Pescaria Brava onde essa até então candidatura teria sido beneficiada.
Com o fato restou empresários indignados
O caso da serrana foi impactante a alguns empresários do município e da região, em roda de conversas comuns alguns empresários indignados refutam o fato do governo municipal ir buscar em uma empresa de fora a prestação de serviço que poderia de comum acordo e preparação ser feita por uma empresa daqui. É claro que com as elucidações por parte do MPSC sabe se que o edital era montado para favorecer a empresa Serrana. Mas segundo alguns empresários, se perdeu a oportunidade de preparar e oportunizar algumas empresas da região e até mesmo a criação de uma cooperativa de catadores e reciclagem de lixo. É evidente que o assunto demanda de aprimoramento de conhecimento, porém capacitar e fomentar localmente uma empresa ou grupo seria vital para a concorrência.