Análise: Kim Kataguiri e o PL da Censura
Ao ler o post recente do deputado Kim Kataguiri, é inevitável me perguntar o que se passa na mente do parlamentar neste momento. Durante os últimos quatro anos, ele criticou intensamente Bolsonaro, chegando a compará-lo a Dilma. Na campanha do ano passado, não enxergava diferença entre o PT e Bolsonaro, recusando-se a fazer campanha como se houvesse equivalência entre os candidatos. Agora, ele vem reclamar? De fato, é co-responsável pela situação atual do país.
FAZUÉLI KIM!!!
Bolsonaro, mesmo com todos os seus defeitos e uma condução desastrada no parlamento, estaria ao menos tentando impedir a aprovação do PL da Censura. No fim do seu mandato, o seu governo conseguiu barrar o regime de urgência com a base do governo. Caso tivesse sido aprovado, haveria um veto. Como pode uma pessoa inteligente e razoavelmente letrada ter tanta dificuldade de enxergar o óbvio? Mesmo se a diferença entre Bolsonaro e Lula fosse apenas a luta contra um projeto de censura (e, obviamente, não é só essa), já justificaria perfeitamente uma campanha efusiva em favor do ex-presidente. Kim não conseguiu ver o óbvio e agora a realidade bate na porta.
Em seu post, Kim afirma que o projeto brasileiro é uma cópia mal feita da legislação europeia. É verdade apenas parcialmente. De fato, os burocratas da União Européia estão enfiando goela abaixo do povo uma legislação que vai restringir gravamente a liberdade de expressão no bloco. Mas, o projeto brasileiro assemelha-se muito mais à legislação chinesa, com um órgão apontado pelo Partido Comunista determinando o que é verdade ou mentira e aterrorizando a população.
Até mesmo a ideia de que o Brasil deveria copiar uma legislação europeia é absurda. A Europa do século XXI não é exemplo para nada, uma sociedade decadente, estagnada e em crise social e, literalmente, em guerra! Se o Brasil quiser adotar uma legislação eficaz, deveria olhar para a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, aprovada em 1791 com um texto simples: “O Congresso [o governo] não fará nenhuma lei restringindo a liberdade de expressão”. Fim.
Sob essa lei, que preserva um direito natural concedido aos homens pelo Criador, formou-se a sociedade mais próspera, justa e livre que já existiu desde o início da humanidade. É nisso que devemos nos espelhar.