Diário O Município

WhatsApp Image 2024-05-23 at 16.08.37
D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Acreditando em todo potencial de Tubarão e com o objetivo de fomentar o turismo, muitas ações vem sendo desenvolvidas pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. Entre elas podemos citar:

*Realização do Inventário da Oferta Turística;

*Construção do Plano Municipal de Turismo, com validade de 10 anos;

  • Desenvolvimento do Plano de Marketing Turístico do município com estratégias para aumento do fluxo de visitantes, estímulo ao empreendedorismo e melhorias na oferta dos serviços;
  • Projeto Tubarão é + Turismo, onde foram realizadas capacitações em 10 estabelecimentos, entre meio rural e hotéis termais, lançamento da Rota Termas da Guarda e ações para implementação do Festival Gastronômico de Tubarão;
  • Apoio a eventos diversificados;
  • Fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, que atualmente monitora as ações do Plano de Turismo e se reúne em busca de soluções para o fortalecimento do setor.
    O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Giovani Bernardo avaliou que “tendo em vista a quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, é fator determinante para a classificação do município, com novos empreendimentos sendo instalados em Tubarão, a tendência é que possamos melhorar nossa posição na próxima atualização do Mapa do Turismo.”, disse.
    Outro reconhecimento importante recebido foi o do Conselho Municipal do Turismo, que também está registrado no sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.

Sobre o Mapa do Turismo:

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de 05 (cinco) variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.
Ele está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta, ainda, com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.