Diário O Município

RECAP PNG
D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

O ato de denunciar situações de violência doméstica exige muita coragem e costuma ser um momento delicado, ainda mais quando os agressores fazem questão de proferir ameaças caso alguma denúncia seja feita.
Nestes casos, as mulheres estão precisando buscar formas camufladas para denunciar, como o caso que aconteceu em Santo Antônio de Lisboa, no dia 9 de abril, onde uma mulher simulou pedir pizza para denunciar seu agressor que estava ao lado dela no momento da ligação.
A PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) relata que já aconteceram denúncias dessa natureza, no caso de Santo Antônio de Lisboa, o atendente do 190 “foi sagaz” ao entender que a vítima precisava de ajuda e logo enviou viaturas até o local dos fatos.
Violência contra as mulheres no Estado
Até o final de 2022, a cada quatro horas uma mulher foi vítima de violência doméstica, segundo a Agência Brasil.
Em Santa Catarina, cerca de 16.461 mulheres foram vítimas de lesão corporal e, de janeiro a março de 2023, foram totalizados 4.744 casos, também em 2022.
PMSC indica outras formas de pedir socorro
Por conta desse medo que algumas vítimas possuem do agressor, a PMSC conta que possui várias estratégias para a denúncia ser realizada de maneira segura.