A Prefeitura de Sangão deve enviar à Câmara Municipal em breve o projeto que atualiza a Lei Geral de Antenas e viabiliza a chegada da tecnologia internet móvel de quinta geração (5G) na cidade. Embora o sinal ainda não tenha sido liberado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no município, a implantação da tecnologia depende da atualização da legislação.
O Prefeito Castilho Silvano Vieira diz que o Executivo tem pressa na elaboração do projeto, mas que o processo é desenvolvido com cautela. “Tem que ser uma coisa com responsabilidade, com cautela. A modernidade chegou, temos pressa, mas é algo novo que precisa ser muito bem estudado. A ideia é que dentro desse primeiro semestre a gente consiga fazer isso da forma necessária”, afirma.
O cuidado, segundo o Prefeito, é para que problemas futuros na infraestrutura da cidade sejam evitados. “É sobre fazer uma lei que contemple outras situações. Imagina se você coloca uma torre dessa num determinado local e amanhã ela vem a impedir avanços da cidade ou novos investimentos”, pondera.
A expectativa da Anatel para a liberação do sinal em Sangão também é julho de 2023. Apesar da previsão, o órgão regulador informa que os equipamentos serão instalados na cidade, que passará por testes. Caso a avaliação seja concluída antes do previsto, o sinal poderá ser liberado antecipadamente.
As empresas serão as mais beneficiadas com a nova tecnologia, que também traz novas oportunidades de negócios.
![](https://diarioomunicipio.com.br/wp-content/uploads/2023/04/6-2-1.jpg)