Um projeto de lei para disponibilizar agentes de segurança armados para atuarem nas escolas de Santa Catarina será encaminhado em breve à Assembleia Legislativa. Para acelerar as tratativas, o governo do Estado já iniciou a negociação com o parlamento. Uma reunião foi realizada nesta terça-feira (11) para a discussão do assunto.
O encontro contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal, da 1ª secretária, deputada Paulinha, do presidente da Comissão de Segurança Pública da Alesc, deputado Jessé Lopes, e do secretário da Casa Civil, deputado Estêner Soratto.
A iniciativa tem como objetivo evitar que tragédias, como a ocorrida em Blumenau, se repitam. Para isso, o projeto de lei será elaborado para que a legislação seja alterada e a iniciativa comece a valer.
O projeto de lei deve ser protocolado para a Assembleia Legislativa nos próximos dias e a análise dos deputados deve ser rápida. O presidente da Alesc afirmou que existe o compromisso de dar celeridade na análise e aprovação da lei, destacando que a sociedade precisa de uma resposta rápida de todos os poderes públicos.
Em declaração à imprensa, o Secretário da Casa Civil afirmou que a união entre os poderes é fundamental para que as ações sejam debatidas e a resposta seja dada. Ele ainda destacou que os estudantes precisam de segurança e os pais precisam saber que os filhos estarão seguros ao deixá-los nas escolas.
A ideia é que as escolas municipais também sejam atendidas por meio de termos de cooperação com as prefeituras para que os agentes possam atender essas instituições. O projeto de lei será elaborado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.